martes, 7 de noviembre de 2017

ESTeSC lança livro sobre a importância do estudo da bioética (do docente Adelino Santos)

ESTeSC lança livro sobre a importância do estudo da bioética (do docente Adelino Santos)

  • É apresentado amanhã, terça-feira, em livro, pelas 16h00, na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC), o estudo do investigador Adelino Santos que revela que os profissionais de Tecnologias da Saúde que têm formação específica na área da Bioética, são mais interventivos eticamente e mais confiantes no exercício da sua atividade.

06-11-2017. VerPortugal.

O docente da Escola Superior de Tecnologia de Saúde de Coimbra (ESTeSC) Adelino Santos realizou uma investigação com o objetivo de perceber qual a importância do ensino da Bioética/Ética médica no quotidiano profissional dos Técnicos de Saúde.
O estudo revela que os profissionais com formação específica em Bioética "estão significativamente mais envolvidos na tomada de decisão ética e apresentam maior intensidade e frequência nos questionamentos morais”, afirma o investigador, ressalvando que o tempo de formação não interfere nesta relação.
"Lidar com problemas éticos deve requerer uma sensibilidade ético-moral aprimorada, que facilite a empatia, a compaixão, a bondade e o interesse pelo cuidado prestado”, afirma o docente. Do mesmo modo, há outros campos que também não devem ser minorados: "reduzir a ansiedade e vulnerabilidade dos doentes, tornar os procedimentos menos traumáticos, apoiar o doente ou familiar a fazer, realmente, a diferença na relação com o Outro”, refere.
Noticia completa en VerPortugal.

No hay comentarios: